Maionese de Couve-flor

“Maionese” de Couve-flor

Maionese de Couve - FlorVamos lhe apresentar uma receita de maionese leve, já que não vamos utilizar todo aquele óleo que as tradicionais tem em sua composição, apenas um pouco de azeite (que se consumido dentro das condições nutricionais recomendadas pode ser considerado como uma gordura boa).
É uma opção que particularmente curto muito, por ser gostosa e leve, costumo combinar com pequenos lanches como por exemplo torradas, pão integral ou até mesmo em saladas.

Ingredientes

  • Essa receita tem um custo médio de R$ 8,25, rende certa de 500ml de maionese, tempo de preparo: 20 minutos e o melhor de tudo, não contém glúten. Você pode fracionar a receita de acordo com a quantidade que deseja preparar.

  • 600 gramas de couve-flor cozida (2 unidades pequenas ou cerca de 6 xícaras)
  • Sal a gosto (Menos é mais….)
  • 2/3 de xícara (de chá) de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (de sopa) de suco de limão
  • Pimenta a gosto

Modo de preparo

Inicialmente, pique a couve-flor em pedaços minúsculos e cozinhe até quase ao ponto de começar a desmanchar. E escorra toda a água cozimento. No meu caso costumo descartar os talos pois são mais difíceis de cozinhar e pode deixar a maionese com pedaços.
Recomendo cozinhar na água fervendo pois no vapor pode levar muito tempo.

Agora chegou a hora da mistura, em um processador ou liquidificador, coloque a couve-flor que cozinhou anteriormente, o suco do limão, azeite, o alho e tempere com pimenta e sal a gosto

Processe bem até que resulte em uma mistura homogênea e pronto!
Agora é saborear e deixa um comentário sobre o resultado!

Utilize dessa receita como uma boa alternativa para substituir a maionese tradicional, se você observar o rótulo de uma maionese tradicional vai ver que uma porção de 10gr pode contem até 125mg de sódio e todos sabemos dos perigos de consumir esse nutriente em excesso em nosso dia a

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*