Dieta do Gonadotrofina Coriônica Humana GCH

Dieta HCG: Tudo o que você precisa saber

A Dieta HCG é um dieta popular que dizem ser capaz de fazer você perder até um quilo por dia, e o que é mais importante, sem passar fome. Porém, a FDA, a agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, considera a dieta e produtos de emagrecimento com HCG como fraudulentos e ilegais.

Neste artigo, faremos uma abordagem crítica sobre Dieta do HCG te dizendo tudo o que você precisa saber sobre ela.

O que é HCG?

O HCG ou gonadotrofina coriônica humana é um hormônio produzido em altas quantidades nos primeiros meses de gravidez. O que o hormônio faz basicamente é dizer para a mulher que ela esta grávida. Ele também ajuda o corpo a produzir outros hormônios importantes, tais como o progesterona e estrogênio, que são essenciais para o desenvolvimento do embrião e feto (#1). Após três meses de gravidez, a quantidade de HCG no sangue diminui.

A presença do hormônio no soro e na urina da mulher é usado como um marcador para testes de gravidez (#2). O hormônio HCG também é usado para tratar problemas de fertilidade tanto em homens quanto em mulheres (#3). Níveis muito altos de HCG no sangue podem ser um sintoma de diversos tipos de câncer, tais como testicular, de ovários e coriocarcinoma (#4).

O médico britânico Albert Simeons foi o primeiro a propor o HCG como uma ferramenta para ajudar no emagrecimento em 1954. A dieta proposta por ele era composta de dois componentes principais:

  • Baixíssima ingestão de calorias (em torno de 500 calorias por dia).
  • Injeções de HCG.

O HCG Ajuda a Emagrecer?

Defensores da dieta HCG dizem que ela acelera o metabolismo do corpo e ajuda a queimar grandes quantidades de gorduras sem fazer você passar fome. Contudo, múltiplos estudos concluem que a perda de peso que ocorre durante essa dieta não é causada pelo hormônio, e sim pela restrição calórica extrema da dieta (#5, #6, #7, #8).

Esses estudos compararam os efeitos da injeção de HCG e de placebos em indivíduos fazendo a mesma dieta de restrição calórica e constataram que a perda de peso entre ambos os grupos foi praticamente igual. Esses estudos também mostraram que o hormônio HCG não reduz a fome.

Proponentes dessa dieta também alegam que ela facilita a perda de peso sem a perda de massa muscular magra, queimando apenas gorduras, mas não músculos. Perder músculos é um efeito colateral típico de dietas de extrema redução calórica. Não há nenhuma evidência para sustentar as alegações de que uma dieta com injeções de HCG facilita o emagrecimento sem a perda de músculos (#10, #11).

A Dieta

A dieta do HCG é divida em três fases:

  • Fase Inicial: durante essa fase, você deve consumir alimentos ricos em gorduras e calorias por 2 dias e tomar HCG.
  • Fase de Emagrecimento: você continua tomando HCG, mas agora poderá consumir no 500 calorias por dia por até 6 semanas.
  • Fase de Manutenção: você para de tomar o HCG e gradualmente aumenta o consumo calórico.

Pessoas que precisam perder poucos quilos devem permanecer na fase de emagrecimento por cerca de 3 semanas. Já as pessoas que precisam perder muitos quilos, devem fazer essa fase por 6 semanas e repetir o processo (fase inicial e depois fase de emagrecimento de novo) até emagrecer a quantidade de quilos desejada.

Durante a fase de emagrecimento, você deve ter apenas duas refeições por dia. Essas refeições devem conter uma porção de carne magra, um vegetal, um pedaço de pão e uma fruta.

Carnes e produtos processados, manteiga, óleos e comidas açucaradas são proibidos.

Beba bastante água. Chá e café (sem açúcar) também são permitidos.

Produtos HCG

HCG em gotas
HCG em gotas

A maioria dos produtos com HCG disponível no mercado são fraudulentos. Fique atento principalmente se eles estão sendo propagandeados como emagrecedores. Eles contém praticamente nenhum HCG.

HCGs de verdade podem ser encontrados em farmácias, mas é necessário receita médica para serem comprados. Esses produtos servem como tratamento de fertilidade. NÃO COMPRE PARA EMAGRECER! Eles podem ser um sério risco à sua saúde. O HCG é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apenas como um tratamento de fertilidade.

Efeitos Colaterais

Entre os efeitos colaterais causados pela dieta do HCG, podemos citar:

  • Dores de cabeça
  • Fadiga
  • Depressão
  • Desnutrição

Esses efeitos colaterais são causados pela extrema redução calórica e não pelo hormônio HCG. Outras dietas restritivas podem causar os mesmos efeitos colaterais indicados logo acima.

Os danos colaterais que podem ser causados pelo uso indiscriminado do hormônio HCG incluem (#12, #13):

  • Trombose venosa profunda
  • Embolia pulmonar
  • AVC
  • Infarto

A Dieta do hormônio HCG funciona, mas aão por causa do HCG, e sim devido à redução calórica.

Qualquer dieta que você fizer que limite drasticamente seu consumo calórico vai fazer você perder peso. Porém, como mostrado e provado logo acima, o HCG tem efeito nulo no emagrecimento. Se você fizer a dieta HCG, você vai emagrecer por que você não esta comendo quase nada, não porque o HCG esta fazendo alguma coisa.

Antes de fazer dieta rígida como a do HCG, consulte um médico. Essas dietas exigem muito do seu corpo e podem fazer mais mal do que bem à sua saúde. 😉

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta